5 Dicas que realmente funcionam para prevenção de dores nas costas

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dor nas costas
Colchão magnético pode ajudar e muito a prevenção de dores nas costas

O seu dia pode estar indo bem, mas a dor nas costas tira a sua paz, refletindo inclusive no estado emocional e no bem-estar, principalmente quando ela se torna crônica, inclusive algumas pessoas não sabem o que é viver sem esse incômodo e acabam se “acostumando” com a dor.

O tratamento individual abrange uma averiguação de alguns fatores; o tratamento adotado dependerá da causa precisa da dor lombar e o contexto de cada um. Ou seja, além daquilo indicado pelos sintomas, exame físico e exames de imagens, estado de saúde e nível de atividade também têm de ser levado em conta.
Veja alguns procedimentos simples mas eficazes que podem amenizar ou até mesmo eliminar a constante lombalgia ou cervicalgia:

1-EXERCITE-SE E MANTENHA A SUA FLEXIBILIDADE, MESMO QUE VOCÊ TENHA MAIS IDADE

 

o poder da flexibilidade mesmo com mais idade

Uma das maiores desculpas das pessoas é que não tem mais idade para se alongar e fazer atividades físicas. Este mito precisa ser quebrado, pois o corpo humano foi feito para estar em movimento mantendo suas articulações nutridas, boa circulação sanguínea nas áreas periféricas, e também claro a atividade cardiovascular.

Os benefícios de se ter uma flexibilidade são inúmeros e a dor nas costas muitas vezes esta diretamente relacionada com a falta de alongamentos e flexibilidade, como por exemplo, o alongamento dos músculos posteriores de coxa e outros.

Consulte seu ortopedista e peça a liberação para atividade como hidroginástica, exija que tenha na academia na sua ficha de treino os alongamentos diários e é importante que se faça todos os dias se possível. Conheça a osteopatia, um tipo de fisioterapia específica fantástica que ajuda bastante, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.

2-MANTENHA-SE O MAIS PRÓXIMO DO SEU PESO IDEAL

Peso ideal e dor nas costas
Mantendo o peso ideal se previne dores nas costas

Sim , temos que definitivamente criar o Hábito de uma vida mais saudável. Não necessariamente fazer dietas super restritas que acabam por ser extremamente desconfortáveis e a mudança brusca no tipo de alimentação atual pode não ser sustentável pelo tempo necessário para a redução definitiva para o peso ideal.

Com o sobre-peso a coluna e sua musculatura acabam sofrendo uma pressão desnecessária , o que geram ainda mais desconforto e aumento das dores , principalmente a noite durante o sono se o seu colchão não tem uma boa resiliência.

A cada 10 kilos acima do peso ideal , o risco de que as dores aparecem é de 20%. Com o aumento do peso a coluna vertebral é sobrecarregada, pressionando os discos, o que pode resultar em uma hérnia. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil passou de 11,4% para 13%.

3-FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA LOMBAR E ABDOMINAL COM PILATES

Pilates e prevenção de dor nas costas
Uma das melhores atividades para eliminar dores nas costas

Não importa a sua idade, o pilates hoje é uma das melhores modalidades de atividade física que proporcionam bem estar, flexibilidade e fortalecimento das musculaturas estabilizadoras da coluna (lombar e abdominal).

Horas na frente do computador,trabalhando em pé o dia todo, lavar louças por muito tempo ou lavar roupas no tanque, varrer a casa, bolsas carregadas, má portura habitual, carregar filhos que querem sempre estar no colo. Independente do motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor nas costas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.

Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento preventivo é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.

Consulte o seu ortopedista e peça uma orientação para que seja avaliada a possibilidade , dependendo do seu caso , de incluir esta atividade com um profissional da área devidamente habilitado.

4-AO SE SENTAR, CRIE O HÁBITO DE ADOTAR UMA POSTURA ERETA

Melhor postura para trabalhar e prevenir dor nas costas
Postura sempre ereta e cadeiras ergonômicas para prevenção de dores nas costas

A boa postura para sentar na cadeira evita a dor nas costas e previne o desenvolvimento da hipercifose, conhecida como “corcunda”.

Para manter a boa postura sentado, é importante ter os músculos fortes e suficientemente elásticos, por isso é fortemente recomendada a prática da atividade física para fortalecimento lombar e abdominal, ex pilates, musculação, Rpg.
Você pode criar o hábito de se sentar na postura correta 10 vezes ao dia, por pelo menos 30 segundos, este procedimento se fixará em seu subconsciente, se tornando uma atitude “automática”após 20 dias em média.
Diminua também o tempo de permanência em má postura começando primeiro com períodos curtos – comece corrigir a postura em situações isoladas.

Tente organizar sua casa, seus materiais de trabalho para não assumir a postura errada no decorrer do dia.
Ex: ajuste o encosto das costas da cadeira, alinhando com o assento da mesma para que as suas costas fiquem em posição perpendicular ao chão.

Ajuste o computador à sua frente fazendo com que o queixo fique alinhado em paralelo com a mesa e o olhar se direcione em frente, suspenda a altura do notebook ou a tela do desktop se possível.

Na cozinha, deixe os objetos mais ao seu alcance. Assim, aos poucos você vai automatizando as posturas corretas.

5-DORES CONSTANTES QUE PODEM ESTAR RELACIONADAS A FIBROMIALGIA

fibromialgia e dor lombar
Dores constantes podem estar relacionadas a fibromialgia

 

Fibromialgia é uma síndrome similar onde as pessoas sentem dores por todo o corpo durante longos períodos, ela estão sempre presentes nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles (articulações).

Algumas opções de tratamento após o diagnóstico com o médico pode ser controlar os hábitos de vida ruins como o sedentarismo, temos a atividade física, acupuntura como medicina alternativa, a fisioterapia, que vão ajudar a relaxar, e uma das disfunções da fibromialgia é a noite de sono ruim pois por não entrar na fase de sono profundo, o sono rem , a pessoa não tem o relaxamento necessário para que se aliviem estas dores.