5 Fatos importantes que muitas pessoas não sabem sobre o sono

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insônia
dormir melhor

Fatos interessantes e importantes ignorados por muita gente  ou que até mesmo podem passar despercebidos.

Cada dia mais, na era da informação, se torna imprescindível a boa qualidade do sono.

Você definitivamente precisa cuidar do seu maior momento de descanso e criar hábitos que te ajudem a melhorar cada vez mais este pilar essencial da saúde , conheça 5 das piores consequências ao ignorar sua qualidade de sono:

1-SUA IMAGEM PODE FICAR ENVELHECIDA E COM APARÊNCIA DE MAIS IDADE

dormir melhor
dormindo bem você rejuvenece a pele

Um estudo realizado por pesquisadores da University Hospitals Case Medical Center  demonstrou uma ligação entre a falta de sono e a qualidade da pele.

Quem dorme pouco tem mais sinais de idade na pele e recuperação mais lenta das agressões ambientais

As pessoas que dormiram com qualidade possuíam maior capacidade de recuperação da pele do que aquelas que não dormiram bem.

A falta de sono reduz a liberação de hormônio de crescimento diminuindo os processos de regeneração celular nos adultos.  Isso resulta em flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado e enfraquecido, olheiras surgem mais intensas passando a impressão de exaustão.

2-DEPENDÊNCIA QUÍMICA GRADATIVA DE MEDICAMENTOS TARJA PRETA

remédios tarja preta e a insônia
Dependência química de remédios tarja preta causam noites de insônia

É cada vez mais comum as pessoas viverem a base de medicamentos para dormir.

Os ansiolíticos batem recorde de vendas no Brasil, medicamentos  como (Rivotril, Lexotan e Frontal) estão presentes cada vez mais na vida do brasileiro.

Mas, o que ninguém está atento são aos GRAVES efeitos colaterais, caso o uso seja abusivo,  sem prescrição e acompanhamento médico adequado, tais como risco de câncer em ate 35% dos casos , com apenas quatro pílulas por ano é uma dose suficiente para triplicar o  risco de morte, dezoito pílulas por ano então, quadruplicará esse risco, desfunção erétil , alteração da pressão arterial entre outros estão presentes nos principais colaterais.

Consulte o seu médico e veja a possibilidade de substituir pelo uso de melatonina .

3-BAIXA NO DESEMPENHO SEXUAL  MASCULINO

dormir melhor e disfunção erétil
Dormindo melhor e regulando o sono você pode ajudar a evitar a disfunção erétil

A privação da boa noite de sono pode acarretar o infeliz incidente que é a disfunção erétil , o risco é até três vezes maior em relação a  pessoas que tem  sono de melhor qualidade por ocorrer a baixa da testosterona, o hormônio sexual masculino.

A testosterona é o hormônio sexual masculino primário com um papel importante nos níveis de energia e libido do homem. Em um estudo recente, os pesquisadores observaram a quantidade de sono que idosos do sexo masculino obtêm pode afetar seus níveis de testosterona matinais.

O estudo focou em 12 homens saudáveis com idade entre 64-74 anos que tiveram avaliados seus níveis de testosterona com amostras de sangue e monitorizados seu sono através de polissonografia e actigrafia. Os resultados mostraram que a quantidade de sono medida pela polissonografia estava diretamente relacionada com os níveis de testosterona matinais.

4-BLOQUEIO QUASE TOTAL DA CRIATIVIDADE E DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA

sono rem e criatividade
Sabendo qual o melhor colchão voce pode atingir noites de sono rem ajudando a melhorar sua criatividade

A nossa fantástica capacidade de ter idéias bem sugestivas e originais, onde a criatividade surge, acontece normalmente durante a fase REM do sono,momento em que a atividade cerebral se torna cada vez mais intensa.

Sabe aquelas horas do dia que idéias criativas saltam em nossa mente o tempo todo como lampejos rápidos? Estes tendem a se tornar cada vez mais escassos com a má qualidade das noites de sono.

O sono profundo é responsável pelo armazenamento das memórias no córtex pré-frontal, melhorando a saúde do sono pode-se chegar a estas fases e consequentemente aumento da capacidade de armazenamento das informações na memória.

Colchões terapêuticos são usados por muitas pessoas na tentativa de atingir cada vez mais a fase REM do sono profundo e bem estar durante o dia, usuários adeptos a este tipo de produto dizem sentir benefícios extraordinários em relação a melhora da saúde do sono em geral.

5-O QUADRO DEPRESSIVO PODE SE AGRAVAR COM A INSÔNIA

insônia e depressão
A depressão gera noites de sono em claro

Os sintomas de depressão ao longo do tempo aparecem com a falta de sono.

Pessoas que são diagnosticadas com depressão ou ansiedade acabam dormindo sempre menos de 6 horas por noite.A insônia crônica pode ser um forte indício de um começo do quadro depressivo.
Insônia e depressão alimentam-se um ao outro e a perda de sono, muitas vezes, acabam  agravando seus sintomas, tornando cada vez mais difícil o corpo dar início a primeira fase do sono.