5 Sinais que o corpo te dá quando chega a hora de trocar o colchão

Reading time: 5 minutes

Qual o melhor colchão
como escolher e quando saber a hora certa de trocar o colchão

Ele esta na lista dos itens quase sempre ignorados da casa do brasileiro! Carros , reformas , móveis normalmente estão na lista de prioridades porém, em média , as pessoas ficam mais de 5 anos sem trocar um colchão convencional o que pode acarretar danos a coluna e aos alérgicos no longo prazo.

Veja as 5 consequências ao não dar a devida atenção a sua qualidade do sono:

1-SAIBA QUE ESTA DORMINDO POSSIVELMENTE COM MILHARES DELES!

colchão anti-ácaros
Como escolher o melhor colchão anti acaros

Este “ser” pertencem à classe dos aracnídeos e fazem parte da subclasse Acarina ou Acari, da qual também fazem parte os carrapatos.

São micro-organismos  presentes, principalmente, em colchões, almofadas, cobertores e tapetes.

Estima-se que em um colchão com mais de 5 anos de uso, possam estar habitando mais de 200.000 deles e junto suas fezes e seus restos mortais… E este número aumenta de acordo com a idade do colchão.

Em geral, o ácaro fica retido entre as fibras do colchão, não em sua superfície.

Quando deitamos e levantamos da cama, é como se pulverizasse essas substâncias para o ar, que voltam a cair e são inaladas, caso você esteja sempre com crises alérgicas, se os espirros são frequentes, coceiras na região da narinas , é bom verificar como esta seu colchão.

O mesmo acontece com o travesseiro: uma pesquisa realizada pela Unicamp em 2003 demonstrou que, após seis ou oito anos de uso, 10% do peso de um travesseiro se deve à quantidade de ácaros e seus detritos.

2-VOCÊ SENTE UMA FORTE DOR NA LOMBAR LOGO AO SAIR DA CAMA

colchão ortopédico casal
Dor lombar logo ao sair da cama é sinal que você precisa trocar o colchão

A Organização Mundial de Saúde afirma que 8 em cada 10 pessoas sofrem ou vão sofrer de dores na coluna ao longo da vida.

Esta é uma das principais queixas nas clínicas de fisioterapias e nos consultórios de ortopedistas.

A má postura durante a vida, o sedentarismo, formas de carregar peso erradas, hábitos de insistir com colchoes afundados e procrastinar sua troca entre outros, tem ajudado a desencadear vários traumas na coluna da população mundial.

A melhor forma de se cuidar da boa saúde postural ainda é a prevenção e reeducação postural, aliados a pratica de atividades físicas especificas para o fortalecimento da lombar e do abdômen acompanhadas de profissional capacitado.

Já durante a fase de descanso, hoje já é possível e se encontra no mercado colchão ortopédico  em camadas de espuma que, segundo eles, prometem auxiliar no alinhamento da coluna vertebral durante o sono, com estruturas mais firmes e que distribuem as partes de peso do corpo de acordo com o peso individual de cada usuário.

3-VOCÊ PERCEBE AS MOLAS DO SEU COLCHÃO E SUAS LATERAIS ESTÃO AFUNDANDO

Este é um excelente sinal de alerta para a troca , as molas já não são mais capazes de sustentar o peso do corpo de maneira eficiente, perdem resiliência e começam  a ficar quase aparentes na superfície do colchão.

A noite você não encontra um lugar confortável, e as vezes dependendo da posição ate já é possível sentir a extremidade das molas através da espuma da superfície.

Geralmente colchões de mola possuem qualidade ruim de espumação do chamado pillow top (espuma onde se deita, logo abaixo dela vem o conjunto de molejo), afundando em menos de 2 anos de uso.

4-VOCÊ SENTE SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA

sonolência diurna
Noites em claro e sonolência diurna

Sua noite de sono não foi realmente nada agradável…

Geralmente um excesso de bocejo diurno, dores de cabeça entre outros sintomas podem indicar insônia devido ao incômodo causado pelo desconforto do colchão , o corpo rola varias e varias vezes a noite causando micro-despertares e interrompendo constantemente as importantes fases do sono , te impedindo de chegar a mais importante delas e a que realmente recupera todas as energias do corpo , o sono REM.

Muitas pessoas rolam pela cama a noite inteira tentando descobrir uma posição confortável e nem desconfiam que a culpa é do colchão.

5-DURANTE O DIA VOCÊ ESTA COM FADIGA E CANSAÇO FÍSICO

cansaço físico com a falta de sono
Noite de sono em claro causa muito cançaso físico

A qualidade da noite de sono repõe nossas energias.

É nesse período que acontece a síntese de proteínas, fazendo com que o cansaço do dia desapareça. Assim, se não há o tempo de sono adequado, a fadiga é sentida durante o dia.

“A quantidade de sono necessária depende do cansaço físico e mental, da idade e até da genética de cada indivíduo. Em média, um adulto deve dormir entre sete e oito horas por dia” explica Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em sono do Instituto de Medicina e Sono.

Portanto, cuide do seu bem mais precioso,  a sua saúde é um dos seus melhores investimentos , troque sempre de colchão quando perceber que sua qualidade de vida esta sendo afetada!