Como usar o poder do hábito para ter maravilhosas noites de sono-5 dicas

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Os maiores aliados da boa noite de sono são as rotinas de bons hábitos, segundo Charles Duhigg, repórter investigativo em The New York Times autor do renomado livro O Poder do Hábito, a rotina pode ser transformada e adaptada para consolidação de qualquer objetivo, neste caso, saiba 5 dicas de como dominar a arte da boa noite de sono usando O Poder do Hábito

1-CRIE UMA “DEIXA”QUE FAÇA SEU SUBCONSCIENTE ENTENDER QUE JÁ E HORA DE DEITAR

Uma das melhores, senão a mais importante é fixar um horário diário e realmente ir para a cama no exato momento determinado, mesmo que você esteja sem sono.

Quando você faz isso, após 20 dias consecutivos este hábito se consolidará, o seu subconsciente entenderá que já é hora de dormir, você perceberá sempre um estado de sonolência no mesmo horário.

Neste caso a “deixa” pode ser um pijama já separado para dormir, pode ser o ato que colocar seu celular para carregar fora do seu quarto sempre 10 minutos antes de deitar,ou um banho 15 min antes, serão sinais diários que seu corpo sentirá que chegou a hora de cair na cama.

2-ABANDONE TODOS OS ELETRÔNICOS 1 HORA ANTES DE DORMIR.

O ciclo e formação de um hábito novo inclui três fases: uma deixa que leva a uma rotina e termina em uma recompensa.

Crie a “deixa” de, todos os dias, colocar seu celular para carregar ou descansar na sala, a rotina será aguardar até o outro dia para pegar o aparelho e a recompensa pode ser você dar uma olhadinha em algum vídeo interessante pela manhã por exemplo.

Sendo assim, estará criando um excelente hábito de afastar, poucas horas antes do seu repouso, todas as preocupações, alertas, e distrações que possam atrasar o seu ritual diário.

3-O PODER DO HÁBITO DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR

jogging

Não , você não precisa ser um maratonista nem um atleta de competição .

É cientificamente comprovado, as pessoas que se exercitam regularmente, (seja qualquer atividade que passe de uma simples caminhada), aproveitam melhoror as suas noites de sono que os sedentários de plantão.

A criação do hábito da atividade física nos 2 primeiros meses são tranquilas pois aquela empolgação inicial ajuda muito, porém, será preciso persistência na chamada “zona de abandono ou desistência” que normalmente são entre o terceiro e o sexto mês.

Para criar este hábito , o ideal é sempre deixar sua roupa e tênis separados e a vista como a ”deixa”, exercite-se como rotina e após isso se de uma recompensa que pode ser algo que te dê prazer como uma comida de sua preferência, se possível dentro de um plano alimentar elaborado por um bom nutricionista.

Você perceberá um aumento considerável na qualidade do seu sono , sua disposição aumentará , vigor físico , libido , são inúmeros benefícios que valem a pena qualquer sacrifício inicial.

4-TENHA O HÁBITO DE TROCAR O COLCHÃO E TRAVESSEIROS NO MÍNIMO A CADA 3 ANOS

O colchão culturalmente no Brasil tem sido o último ítem na lista de prioridades de troca nas residências. Pesquisas mostram que o tempo de vida médio de um colchão convencional seja de molas ou espuma não tem ultrapassado mais de 3 anos de uso, se observa a formação de “colos profundos” nas regiões de maior contato com quadris e ombros.

Um colchão ruim e travesseiro inadequado a altura do pescoço podem causar fortes dores lombares e cervicalgia, o que em muitas vezes pode ser resolvido com a troca imediata do conjunto.

Existem hoje empresas que fabricam colchão magnético e colchão ortopédico em multicamadas de espumas que prometem permanecer em excelente estado por mais de 7 anos de uso, com opcionais de massageador que podem contribuir para o relaxamento de pontos de tensão no corpo como costas e pernas, segundo relatos de usuários, percebe-se uma grande melhora em geral na qualidade do sono.

5-O HÁBITO DE AFASTAR PENSAMENTOS NEGATIVOS E ATIVIDADES AGITADAS A POUCAS HORAS DE SE DEITAR

Quando estiver se preparando para dormir, crie a rotina de lembrar das coisas legais que aconteceram no seu dia, deixe os problemas para depois.

Afinal de contas, você vai precisar repousar muito bem para conseguir resolver todos os problemas da sua vida com tranquilidade e disposição no dia seguinte!

Muito importante também evitar tarefas muito estressantes e que te deixem agitadas, isso acaba gerando uma ansiedade, prefira reservá-las para o dia seguinte pois muitas coisas não podem se resolver, ainda mais este horário na noite, dê paz a sua mente e tenha resultados fantásticos para a sua saúde!

Leitura indicada relacionada ao assunto do post:

Livro O Poder do Hábito , de Charles Duhigg.